Tudo Sobre a GE U10B | HISTÓRIAS FERROVIÁRIAS


Hoje nos iremos falar da locomotiva GE U10B.
Iremos falar da história .
Também iremos falar das informações da locomotiva e os lugares que ela ainda está trabalhando.


Resumo• 

A Locomotiva Diesel - Elétrica GE U10B
 é produzida pela General Eletric entre 1956 e 1961, sendo utilizada em varios países.Principalmente na Colombia tendo 88 locomotivas em circulação.

No Brasil hoje são utilizadas principalmente pela FTL (Ferrovia Transnordestina Logística), nas linhas principais em composição que podem chegar até 4 locomotivas, tendo esta reformado algumas e adicionado banheiros, e na FCA para a realização de manobras; A Metrofor utilizava essas locomotivas no trecho Fortaleza/Caucaia no suburbio adotado pela CBTU


•Historia•

O modelo apareceu em 1962 com o nome UM10B,mudando a sua designação definida,a U10B em 1964.
Originalmente com o motor Caterpillar D398 V12 de 1.050 hp,e a partir de aproximadamente 1981,com motor Caterpillar D379 V8 da mesma potência.

Tendo sido produzida no EUA, Brasil, Espanha, Japão e África do Sul, um total de 447 unidades.

Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, para manobra, linhas indústriais sendo típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914 a 1,668m.



•Ficha Técnica da Locomotiva•

Tipos de motor:
Cartepillar D398 V12 de 1050 hp -1964 
Caterpillar D379 V8 de 1050 hp -1981

Combustível: diesel

Peso da locomotiva:60.000 kg

Dimensões:3,53m de altura, 2,74m de largura e 11,38m de comprimento

Velocidade máxima:100km/h


Alguns países que utilizam•

Argentina, Bolivia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Japão, Moçambique, Nova Zelândia, Nicaraguá, Filipinas, África do Sul, Espanha, Tunísia, Zaire, Zâmbia, Zimbábue



Atholens Oliveira, Fortaleza-CE (15/01/2022)

Fontes:




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